sexta-feira, 13 de março de 2009

Produtividade Florestal Brasileira

O Brasil ocupa hoje o sétimo lugar entre os países com os maiores plantios florestais, a maioria florestas de eucalipto (60%) e pinus (36%). As principais indústrias consumidoras são as de celulose e papel (30%), siderurgia (21%), madeira serrada (19%) e as de compensado e de painéis reconstituídos (10%).

Os elevados níveis de produtividade alcançados no Brasil pelas florestas de eucalipto, pinus, teca e outras espécies são devidos principalmente aos avanços tecnológicos e à sistematização do processo operacional adotado por empresas e produtores florestais.

Os ganhos tecnológicos originados, destacadamente, do melhoramento genético e da nutrição florestal, podem ser significativamente prejudicados se o sistema operacional envolvendo plantio, replantio, capinas, combate às pragas, doenças e outras atividades não acontecerem no momento oportuno e com qualidade. Á essa integração dos avanços tecnológicos com o planejamento e organização eficaz do processo operacional, é que se creditam as produtividades espetaculares alcançadas pela silvicultura brasileira.

Fonte: Dados da SBS e Colheita Florestal - Machado, C. C. (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário