Em virtude da grande demanda de mão de obra, do alto risco de acidentes, baixa produtividade e dos custos operacionais, é que o processo de mecanização florestal tornou-se fundamental para as empresas, principalmente na etapa de colheita e extração florestal, que chegam a representar 50% dos custos totais da floresta.
Esse incremento da mecanização das operações florestais, possibilitou ao Brasil manter-se competitivo no mercado internacional de produtos florestais, devido ao rendimento alcançado pelos equipamentos utilizados nas operações de colheita de madeira e a possibilidade de trabalho ininterrupto em turnos que abrangem 24 horas diárias.
O que diferencia uma empresa da outra é o nível de mecanização, pois algumas adotam sistemas totalmente mecanizados e outras utilizam-nos em apenas parte do processo. No futuro, os grandes desafios a serem enfrentados pela colheita de madeira serão:
- qualificação de mão de obra (as novas máquinas possuem intruções em inglês e manutenção diferencianda e dependem de treinamento para serem operadas aproveitando todo seu potencial);
- garantia de assistência técnica e peças de reposição;
- procedimentos ambientalmente corretos exigidos nos processos de certificação;
- manutenção ou aumento da produtividade das florestas.
Dados da SBS e Colheita Florestal - Machado, C. C.(adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário