sexta-feira, 6 de março de 2009

Cultivo mínimo - 1

Querendo abordar o cultivo mínimo de forma ampla e tentando não esquecer das questões mais importantes é que farei uma abordagem como a da produção de mudas: por partes, procurando mais embasamento técnico/científico. Mãos à obra!

A erosão é um problema sério de redução da produtividade das áreas de plantio, tanto pela diminuição da capacidade de retenção de água disponível no solo, quanto pela degradação da estrutura do solo e perdas de nutrientes decorrentes do arraste de partículas.

Quando o solo não é tratado convenientemente, o excessivo escoamento superficial depois de chuvas fortes causa a erosão. Esta depende de fatores, como a intensidade da precipitação, as condições do solo, o declive, a vegetação viva e a cobertura de folhagem. As melhores condições são aquelas que favorecem a penetração da água no solo, antes que ela escorra pela superfície.

Plantios florestais são instrumentos de proteção contra a erosão. Devido à densidade de plantio, as raízes formam uma malha de agregação do solo. A cobertura do terreno pela folhagem das árvores também é bastante útil na proteção dos solos, principalmente em regiões de chuvas intensas. As árvores, através da interceptação e da redistribuição da precipitação que chega ao solo, reduzem a intensidade de seu impacto.




Observa-se na foto a operação de subsolagem sendo realizada em área onde os resíduos da colheita foram deixados, formando uma camada de matéria orgânica que protege o solo da erosão entre outros benefícios.

Adaptado de SBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário