quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FSC e agroquímicos

O FSC tem por objetivo difundir o uso racional dos recursos naturais, garantindo a sua existência no longo prazo e promover o bom manejo florestal.
Nas empresas certificadas pelo FSC, os agroquímicos classificados como "altamente perigosos", hidrocarbonetos clorados, substâncias químicas identificadas pela Organização Mundial da Saúde como "extremamente perigosas" ou "altamente perigosas" e os pesticidas banidos por acordos internacionais, não devem ser utilizados, sendo que a continuidade de seu uso pode levar à suspensão imediata do certificado pelo organismo de certificação.
A proibição da sulfluramida, amplamente utilizada pelas empresas florestais no controle de formigas cortadeiras, está sendo discutida pelo PCCF-Programa Cooperativo em Certificação Florestal e, em 02 de setembro de 2009, o FSC Internacional divulgou documento que traz o parecer dos revisores técnicos internacionais sobre o resultado das derrogaçõesbrasileiras, recomendando que o FSC aprove, por um período de mais cinco anos, as derrogações para todos os inseticidas solicitados e utilizados no Brasil para controle de formigas cortadeiras. São eles: a Sulfluramida, o Fipronil, a Deltametrina(formulação pó) e o Fenitrotion. Também foi aprovado o Fipronil para controle de cupins. Os produtos Deltametrina (líquido) e Alfa-Cipermetrina foram rejeitados e os processos dos fungicidas ainda estão sendo analisados.
O PCCF, em conjunto com as certificadoras brasileiras, está analisando o documento para conferir as informações nele contidas e o encaminhará ao FSCInternacional para que ele possa emitir seu parecer final, que não deverá ser diferente do que recomendaram os revisores técnicos.
De posse do parecer final, o PCCF deverá organizar as próximas ações quanto ao cumprimento das condicionantes que estão sendo colocadas para o uso dos produtos aprovados, organizando aquelas que deverão ser tratadas pelas empresas integrantes do programa de forma individual ou cooperativa, contando nesse caso, com o apoio do Programa de Proteção Florestal do IPEF.
Adaptado de: Ipef Notícias e Anais I Encontro Brasileiro de Silvicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário