quinta-feira, 9 de julho de 2009

Medição do Volume de Madeira

Em novembro de 2008 o Consórcio Paulista de Papel e Celulose - Conpacel (antiga Ripasa Celulose e Papel) deu início à operação do Logmeter 4000, equipamento que oferece alto nível de precisão na medição do volume de madeira que entra na fábrica. O Conpacel foi pioneiro na implantação do sistema de medição de volume sólido de madeira via laser no Brasil.
O Logmeter 4000, fornecido pela empresa chilena Exelsys (atual Woodtech), é um sistema de medição de madeira integrado, composto por sensores laser scanner 3D de última geração e um software de aplicação. Trata-se de um sistema confiável, com alto nível de automação, o que reduz a intervenção humana no processo de medição, além de ser um sistema totalmente auditável com medição de 100% das cargas que entram na fábrica.

Diferentemente do sistema tradicional- estérios - que considera os espaços entre as toras de madeira, o sistema Logmeter 4000 utiliza algoritmos para medir as variáveis de todas as cargas e, com o uso de modelos matemáticos de alta precisão,o sistema calcula o volume das mesmas em metros cúbicos sólidos. Os modelos são compostos por variáveis como: diâmetro, comprimento, coeficiente de variação dos diâmetros e das alturas, desvio dos ângulos horizontais, coeficiente de curvatura e desvio dos diâmetros.
Fonte: Ipef Notícias -Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário