sábado, 4 de julho de 2009

Manejo de doenças florestais

O conceito de manejo integrado de doenças florestais pode ser sumarizado pela adoção de princípios e medidas,que aplicados de forma integrada, visam afetar a interação entre o patógeno, o hospedeiro e o ambiente, por meio da redução ou completa eliminação do inóculo inicial, redução na taxa de progresso da doença e por meio da manipulação do período de tempo em que a planta permanece exposta ao patógeno, seja em condições de viveiro ou de campo.
As medidas de controle podem ser: a exclusão, a erradicação, a proteção e imunização ou terapia, regulação e escape.
Fonte: MAFIA, R.G. - Anais I Encontro Brasileiro de Silvicultura

Depois escreverei sobre esses princípios e as fases do ciclo das relações planta, patógeno e hospedeiro que garantem a eficiência da estratégia de manejo integrado.

Saudações Floresteiras!

3 comentários:

  1. Só uma curiosidade!
    Este rio ai em cima é o rio xingu?
    Se for coincidência eu faço curso eng. florestal as beiras do rio..pela UFPA..
    qualquer coisa responde pro meu email: erik_eafc@hotmail.com
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Você se refere a qual rio? As fotos mudam...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá carla eu gostaria de saber se voce tem alguns links para downloads de livros relacionado a area florestal, atualmente estou fazendo um curso técnico em florestas no estado do Pará, entao encontra-se uma certa dificuldade em encontrar esses tipos de livros para comprar, devido eu residir em uma cidade pequena. Se fosse possivel gostaria de aprender todos os maecetes que dizem respeito a essa respectiva area. Assim q eu terminar este curso pretendo fazer engenharia florestal.

    ResponderExcluir