segunda-feira, 8 de junho de 2009

Manejo de plantas daninhas na cultura do Eucalipto - 4

No objetivo da aplicação de defensivos agrícolas no controle de ervas daninhas, tem-se que levar em consideração a distribuição exata da quantidade de herbicidas veiculado em gotas que possibilitem uma distribuição relativamente uniforme colocadas no alvo requerido.
São várias as tecnologias de aplicação, mas falaremos da pulverização por agora.

A pulverização destina-se a aplicação de defensivos tanto em suspensão como em emulsão ou solução. O diâmetro das particulas é variável, porém, nunca menor que 100 micrômetros.
A pulverização é feita através de pulverizadores que são máquinas nas quais o líquido é bombeado sob pressão para o bico e "expelido" ao ser lançado ao ar por descompressão.
Vantagem da pulverização: menor gasto de herbicidas, maior aderividade do defensivo na planta, menor influência do vento, maior facilidade na aquisição.
Desvantagens: aparelhos mais caros e mais complicados, menor rendimento, consumo de água alto, mão de obra especializada, maior prejuizo de intoxicação.

Pode-se destinguir vários tipos de pulverização: alto volume ,médio vulume, baixo volume, muito baixo volume e ultra baixo volume, e os que os diferencia é a quantidade de calda gasta por ha, sendo que a maior quantidade gasta está nas pulverizações a alto volume, e a menor na pulverização a ultra baixo volume. A modificação de um pulverizador de alto volume para baixo volume é conseguida simplesmente com a mudança no tipo de bico do aparelho.
Adaptado de: Variações das diversas tecnologias de aplicação de agroquímicos; Santos, A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário