domingo, 15 de março de 2009

Sistemas de colheita florestal

Na fase de colheita de florestas de produção existem diferentes formas de processar a madeira, definindo assim, os sistemas de colheita da floresta conforme a necessidade final, sendo eles:
  • Sistema de toras curtas: a árvore é processada (traçada) no local da derrubada e as toras têm menos de 6 metros.

  • Sistema de toras longas: as toras têm mais de 6 metros de comprimento e a árvore é semiprocessada (é feito o destopamento e desgalhamento).

  • Sistemas de árvores inteiras: a árvore é derrubada e só é processada na margem da estrada ou no pátio intermediário.

  • Sistemas de árvores completas: a árvore é arrancada com parte do seu sistema radicular e é processada na margem da estrada ou no pátio intermediário

  • Sistema de cavaqueamento: a árvore é derrubada, processada e é levada para o pátio de estocagem ou diretamente para a fábrica na forma de cavacos.

Logo mais explico cada equipamento com direito a ilustrações!

Saudações floresteiras!

Texto adaptado de: Colheita Florestal- Machado, C.C.

2 comentários:

  1. oi, meu nome é Jessica, eu estudo no colegio florestal de irati, faço o curso tecnico florestal integrado estou no segundo ano e gostaria de pedir a sua ajuda com um projeto que estou fazendo sobre colheita, preciso de informações sobre skidder. Se puder me ajudar ficarei grata.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo o curso de Técnico Florestal e achei interessante o seu blog,gostaria de mais informaçóes sobre o assunto. Vou fazer estágio em uma empresa de grande porte e o sistema de colheita é mecanizado. Obrigado.Irati PR.

    ResponderExcluir