A seguir são enumerados alguns itens importantes a serem considerados no momento da tomada de decisão sobre a utilização de herbicidas:
- local de aplicação: é fundamental o conhecimento da área a ser aplicada em função dos parâmetros,tipos de ervas existentes e grau de infestação.
- Relação custos x beneficios: estabelecer parâmetros de rendimentos operacionais, preço dos produtos, eficácia de controle com os métodos de manutenção tradicionais. Há exceções, como escassez de mão-de-obra ou agressividade de certas ervas que possam justificar a aplicação sem o fator custo tornar-se preponderante.
- Época de aplicação: relaciona-se com o melhor período de aplicação em relação ao desenvolvimento das ervas.
- Altura das mudas: alturas em torno de 50 - 60 cm são as mais indicadas para mudas em áreas de aplicação de herbicidas por possibilitar aplicações dirigidas na linha de plantio, imediatamente após plantio. A ausência de concorrência com as ervas por luz, facilidade do manuseio, maior rapidez de crescimento e rusticidade são outras vantagens importantes da utilização de mudas de porte maior.
- Qualidade da aplicação e repasses: o fator mais importante dentro do contexto de herbicidas é sem dúvida a aplicação. As exigências na qualidade são maiores se o produto for pré-emergência, uma vez que a má qualidade da aplicação não tem "conserto", sem alterar consideravelmente os custos orçados. A utilização de pós-emergente, ainda permite o repasse para cobrir as falhas de aplicação, devendo ser repetida quantas vezes forem necessárias.
Adaptado de: Utilização de herbicidas em plantios de Eucalyptus - Krejci, L. C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário