sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pau de Balsa, uma nova aposta

O pau de balsa é uma espécie arbórea que atinge de 18 a 24 m de altura e diâmetro à altura do peito (DAP) até 50 cm, com um tronco de 8 a 10 m livre de ramos e sua madeira, de baixa densidade mas de grande resistência às tensões, é ideal para construção naval (revestimentos de iates e etc.), aérea e civil (isolante térmico e acústico) . Ainda é utilizada na construção de maquetes, caixas leves,artesanato, pranchas de windsurfe, aeromodelismo e pode substituir a cortiça, em seu diversos usos. É igualmente apropriada para a fabricação de papel e celulose e laminados; suas fibras são longas e produzem um tipo de celulose de alta qualidade com um grau de rendimento entre 45 e 50%, que quando crua é muito fácil de branquear.
No Brasil, ocorre na Amazônia ocidental, no Amazonas, Acre e Pará, onde acompanha a mata de galeria ou cresce em clareiras, associada à vegetação secundária, e também em bosques pluviais. No estado de Mato Grosso, a área plantada vem sendo ampliada com experiências bem sucedidas.
O crescimento ideal da espécie só ocorre em solos profundos, férteis, úmidos, com boa drenagem, e bem aerados.
Adaptado de: Painel Florestal

Um comentário:

  1. plantei algumas mudas de pau de balsa aqui no parana para teste teve desinvovimeno otimo agora vou plantar umas 1000 mudas sera q vai ter comprador nesta regiao Loanda - pr
    email w.a.negrizoli@hotmail.com aguardo resposta

    ResponderExcluir