quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Qualidade de mudas

A muda de boa qualidade aparenta vigor e bom estado nutricional, com folhas de tamanho e coloração típicas da espécie. Sua estrutura ideal varia entre 20 a 35 cm de altura e diâmetro do colo, entre 5 e 10 mm. O caule, para a grande maioria das espécies, deve ser único, não ramificado, aparentando dominância apical.
Para assegurar o suprimento de água e nutrientes, as mudas recém plantadas, mais intensivamente nos primeiros 15 a 30 dias, alocam grande quantidade de foto-assimilados e nutrientes existentes em sua copa para a síntese de raízes; por isto, podem perder parte do viço e mostrar sintomas de deficiência de nutrientes. Com o suprimento de água e nutrientes assegurado, a atividade fotossintética é intensificada, havendo expansão da área foliar e crescimento da muda.
A estrutura radicular deve ser típica da espécie, sem enovelamentos, e com grande quantidade de raízes finas. É importante que haja raízes finas novas, que assegurarão pronto crescimento radicular no campo, agilizando a adaptação da muda ao ambiente.
O controle de qualidade das mudas seguirá os seguinte critérios: não apresentar sintomas de deficiência nutricional (alteração de coloração e tamanho de folhas); possuir haste preenchida com folhas; apresentar boa dominância apical; e sistema radicular bem formado. As mudas que não se enquadrarem deverão ser descartadas.

2 comentários:

  1. Boa tarde, me tira uma duvida, plantei alguns pé de eucalipto clonado, mais ou menos 15 dias, eles começaram a soltar vários brotos no caule. Se eu pegasse esses brotos e planta-se novamente será que da certo. Será que eu não perco a qualidade da planta?

    ResponderExcluir
  2. Sim, haverá um prejuízo no crescimento das suas mudas caso elas não tenham sido plantadas com essa finalidade (produção de estacas).

    ResponderExcluir