sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Algumas notícias

- Brasil sube da 6ª para a 4ª posição no ranking dos maiores produtores de celulose: há dois anos, o Brasil subiu da 6ª para a 4ª posição no ranking dos maiores produtores de celulose e já é o 11º principal produtor de papel do globo, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel. Internamente, a demanda só cresce: o consumo de papel subiu 5%, o brasileiro usa 46,2 quilos por ano.
“O Brasil vive um terceiro ciclo de expansão do setor de celulose e papel, que deve se estender pelos próximos dez anos” observa Francides Gomes, Professor de Tecnologia de Celulose e Papel da Esalq-USP.
A indústria da celulose é, hoje, quase toda certificada e obediente à legislação florestal. Por depender do bom funcionamento dos ecossistemas em que estão instaladas, a maioria das empresas preserva as matas que protegem os rios e cumprem rigorosamente a reserva legal.
Adaptado de: Celulose Online

- Áreas plantadas de eucalipto crescem no Brasil: uma pesquisa realizada recentemente pela Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas) aponta que nos últimos anos o Brasil ganhou 720 hectares por dia de plantações de eucalipto.
No Brasil, a madeira de eucalipto está pronta para o corte em sete anos, enquanto essências de reflorestamentos em países de clima temperado levam no mínimo 35 anos para produzir madeira de qualidade.
Minas Gerais, São Paulo e Bahia são os estados brasileiros com maior extensão de área plantada. Entre 2005 a 2009 houve uma expansão das plantações de 10 mil km² (o DF tem 5.800 km²), segundo dados da associação do setor.
Adaptado de: Celulose Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário