segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Notícias de Dezembro

- Celulose contribui com R$40 milhões no PIB do MS: O Estado de Mato Grosso do Sul deve fechar o ano com um crescimento de 10,11% no PIB Industrial, com destaque para o segmento de papel e celulose, que contribuiu com R$40 milhões no PIB Industrial de 2009. Fonte: Capitalnews.

- Portucel ganha terreno para construir fábrica: Moçambique saiu à frente dos rivais Uruguai, Brasil e Angola na luta pela captação do investimento do grupo Portucel: o conselho de ministros do País aprovou na semana passada uma autorização provisória para que o grupo liderado por Pedro Queiroz Pereira explore um terreno de 173 mil hectares. A expectativa é que a nova fábrica tenha uma capacidade anual de produção de cerca de um milhão de toneladas de celulose. Fonte: Celulose Online


- Fibria mantém projeto e investe no RS: O presidente da Fibria, Carlos Aguiar, assegurou que a companhia manterá o projeto Losango, que prevê a instalação de uma unidade de produção de celulose na sua base florestal gaúcha em 2010.
A Fibria possui no Rio Grande do Sul em torno de 60 mil hectares plantados e deve acrescentar de 8 mil a 10 mil hectares no próximo ano. Para abastecer uma futura planta de celulose serão necessários em torno de 125 mil hectares e deverá ser instalada no município de Rio Grande ou em Arroio Grande. Fonte:Jornal do Comércio.

- IP e Fibria mudam o prazo da 2ª Máquina em Três Lagoas: Quando a IP e a Fibria realizaram a operação de troca de ativos em setembro de 2006, foi firmada uma parceria de 90 anos na qual a IP teve garantido o fornecimento de celulose e outras utilidades para a produção de até 250 mil toneladas de papel/ano em sua unidade industrial em Três Lagoas.
Foi garantida também à IP, a opção para construir uma segunda máquina de papel no mesmo site de Três Lagoas. Caso a IP decida exercer essa Opção, ela terá garantido o fornecimento adicional de celulose e outras utilidades necessárias para a produção adicional de até 250.000 tons/ano de papel. A alteração do prazo refere-se somente ao prazo para exercício da opção, mantendo as mesmas condições comerciais para o fornecimento de celulose e demais utilidades,atualmente existentes para a primeira máquina de papel. Fonte: Celulose Online.

- Grupo chileno retoma plantio de árvores no Sul: A CMPC - Celulose Riograndense deverá retomar o plantio de árvores no Rio Grande do Sul, atualmente com cerca de 130 mil hectares plantados, ainda no primeiro trimestre de 2010. O processo foi interrompido pela Aracruz no final do ano passado, depois de perdas decorrentes de apostas erradas feitas com o câmbio. Fonte:Canal Rural.

- Bahia Pulp supera crise e já opera a 100%: Após ter seu plano de expansão atropelado pela crise financeira, a Bahia Pulp, pretende colher no próximo ano os frutos dos investimentos que praticamente quadruplicaram, desde meados de 2008, o tamanho da fábrica instalada no Complexo Industrial de Camaçari (BA). Para 2010, a meta da companhia é operar 12 meses com 100% da capacidade instalada, de 500 mil toneladas anuais de celulose solúvel e celulose química. Fonte: Valor.

- Suzano vende área para fundo estrangeiro: A Suzano Papel e Celulose acertou a venda de cerca de 50 mil hectares de terras em Minas Gerais, incluindo 13 mil hectares de plantio de eucalipto, para dois fundos estrangeiros. Os contratos, que ainda estão sujeitos a ajustes e auditoria, foram assinados com a Mata Mineira Investimentos Florestais, veículo de investimento do fundo inglês Phaunos FourWinds, e com a Fazenda Turmalina Holdings, LLC, vinculado ao americano RMK Fund, acompanhando uma prática que se tornou comum entre as fabricantes de celulose no Hemisfério Norte, de transferir para terceiros a gestão de seus ativos florestais. Fonte: Valor.

- Plantio noturno é alternativa no semi-árido nordestino: A implantação das operações no Maranhão e Piauí tem exigido da Suzano Papel e Celulose planejamento, metas claras e muita criatividade para contornar os imprevistos que esta nova realidade apresenta a cada dia. Um exemplo são as atividades de plantio noturno.
O período de chuvas na região vai de dezembro a julho e é a melhor época para o plantio. A partir daí, o tempo é seco e muito quente, com temperaturas que variam de 35 graus a 45 graus à sombra, o que dificulta tanto as condições de trabalho quanto a sobrevivência das mudas. No entanto, como os licenciamentos para o plantio só saíram em fevereiro, a Suzano perdeu dois meses de chuva, precisou treinar e desenvolver as equipes de prestadores de serviços e os três viveiros de mudas de terceiros não conseguiram produzir o volume de mudas necessário a tempo. Fonte: IPEF Notícias

- Klabin espera crescer cerca de 5% em 2010: A Klabin avalia que no ano de 2009 a companhia conseguiu grandes contas globais, abriu escritórios nos EUA, Europa e Ásia, tudo isso para vencer crise e arquitetar o crescimento futuro.De acordo com a alta diretoria da empresa, o crescimento da Klabin é inevitável e a empresa está preparada para acompanhar a economia brasileira e a dos seus clientes. Outra novidade anunciada é que a empresa tem planos de abrir uma fábrica de celulose no Paraná, com expectativa com produção mundial de 1,5 milhão de toneladas de fibras. Fonte: Celulose Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário