sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Notícias de Outubro

- Países ricos elevam as emissões de CO2: os países desenvolvidos voltaram a aumentar as emissões de gases estufa em 2007, segundo um relatório da ONU. Foi o sétimo ano consecutivo de alta. Os EUA foram os que mais aumentaram suas emissões de gases estufa. Japão, Canadá e Austrália também poluíram mais. Os países da União Européia, por outro lado, cortaram as suas emissões em 1,6%, na média do bloco, sendo o maior corte feito pela Dinamarca: 6,1%. Fonte: Valor.

- Veracel 2 poderá funcionar em 2013: a Fibria retomará os plantios de eucaliptos que faltam para a duplicação da Veracel, a joint venture que mantém com a fabricante sueco-finlandesa Stora Enso no sul da Bahia. A construção da fábrica, conhecida como Veracel 2, com capacidade de produção de até 1,5 milhão de toneladas por ano, poderá começar em 2011, prevendo sua operação em 2013, afirmou Carlos Aguiar, presidente Fibria. Fonte: Celulose Online

- Fibria recebe o CERFLOR: a Unidade Três Lagoas (MS) da Fibria recebeu recentemente dois importantes certificados do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor): o de Manejo Florestal e o da Cadeia de Custódia. O Cerflor é reconhecido internacionalmente pelo Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PEFC). Fonte: Fibria Notícias.

- Vendas de papelão ondulado crescem além das previsões atingindo 205,7 mil toneladas em setembro último, um crescimento de 6,11% em relação a agosto deste ano (193,9 mil toneladas) significando produção maior de 5,05% em relação ao mesmo mês de 2008 (195,8 mil toneladas). Fonte: ABPO.

- Exportações brasileiras de produtos florestais aumentam: em setembro, as exportações brasileiras de madeira, celulose e papel totalizaram US$ 567,97 milhões, representando aumento de 10,25% em relação a agosto, quando o valor exportado foi de US$ 515,19 milhões. Informativo CEPEA.

- IBAMA multa Basf pela produção e comercialização de agrotóxicos em desconformidade com a licença obtida. A operação, até o momento, apreendeu 99 sacos de 15 kg do agrotóxico Granutox 150 G, por seu ingrediente ativo Forato ser um dos selecionados para ser reavaliado devido a indícios de danos ambientais constatados por meio de restrições de uso, banimentos e cancelamentos em outros países. Fonte: Celulose Online.

- Derrogação acerca de inseticidas: FSC Internacional divulgou documento que traz o parecer dos revisores técnicos internacionais sobre o resultado das derrogações brasileiras acerca dos inseticidas de uso restringido. No documento os revisores técnicos recomendam que o FSC aprove, por um período de mais cinco anos, as derrogações para todos os inseticidas solicitados e utilizados no Brasil para controle de formigas cortadeiras. São eles a Sulfluramida, o Fipronil, a Deltametrina (formulação pó) e o Fenitrotion. Também foi aprovado o Fipronil para controle de cupins. Os produtos Deltametrina (líquido) e Alfa-Cipermetrina foram rejeitados e os processos dos fungicidas ainda estão sendo analisados. Fonte: IPEF Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário