quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Herbicidas - Uso de adjuvantes

Existem muitas substâncias que podem ser usadas para promover maior cobertura das folhas e para aumentar a absorção dos herbicidas.
A cobertura da folha é importante principalmente para herbicidas com ação localizada, ou seja, herbicidas com baixa translocação. Já a absorção de um herbicida também pode ser aumentada pela adição de um ou mais adjuvantes. Em alguns casos a adição de adjuvante permite reduzir a dose herbicida em mais de 50%, comparativamente aquela utilizada sem adjuvante.
Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas. Os adjuvantes são divididos em dois grupos: os modificadores das propriedades de superfície dos líquidos (surfatantes: espalhante, umectante,detergentes, dispersantes e aderentes, entre outros) e os aditivos (óleo mineral ou vegetal, sulfato de amônio e uréia, entre outros) que afetam a absorção devido à sua ação direta sobre a cutícula.
Logo, escreverei um pouco mais sobre o assunto, mas para maiores informações: EMBRAPA
Para saber mais: Herbicidas - Uso de adjuvantes 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário