segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mercado - reflexão

"Uma vez que a madeira de reflorestamento em tora apresenta elevado peso e baixo preço, o custo do frete é alto e, com isso, os reflorestamentos devem estar localizados próximos às empresas consumidoras para que o transporte do produto seja economicamente viável. Alterações de preços em um mercado não devem ser transmitidas aos preços de outros mercados. Todavia, espera-se que o contrário aconteça nos mercados de produtos florestais cujos preços são maiores.
Mercados regionais integrados podem proporcionar crescimento de renda aos produtores ao possibilitar aumento na especialização e no comércio, e, também, provocar melhoria no bem estar de consumidores avessos ao risco, ao reduzir a variabilidade dos preços dos bens que antes eram não comercializáveis. A mensuração do grau de integração de mercados regionais é de grande importância para a determinação de políticas reguladoras de mercado e para a tomada de decisão de comercialização dos agentes de mercado. Estudo conduzido no estado de São Paulo concluiu que os mercados da madeira serrada de eucalipto das regiões de Sorocaba, Bauru e Marília são integrados espacialmente via preços, ou seja, existe relação de equilíbrio de longo prazo entre eles. Mas, apesar de serem integrados, a lei do preço único não foi verificada, isto é, a integração desses mercados não foi perfeita no período analisado. As regiões de Marília e Bauru transmitem alterações de preços da madeira serrada ao mercado de Sorocaba. Já os mercados da madeira em tora em pé de eucalipto das regiões de Itapeva e Bauru não apresentaram integração espacialmente."
Fonte: Soares, N. S.; Silva, M. L.; Lima, J. E.; Carvalho, K. H. A. – Integração Espacial no Mercado da Madeira de Eucalipto em São Paulo, Brasil – em Scientia Forestalis / IPEF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário