sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Engenharia Florestal - UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem como objetivo do seu curso de engenharia florestal a formação de profissionais capazes de atuar na preservação ambiental e de definir e recomendar interferências nos ecossistemas florestais, de modo a garantir o equilíbrio e a sustentabilidade na obtenção de benefícios que os recursos florestais possam proporcionar a sociedade.
O Engenheiro Florestal formado pela UFCG deve ter capacidade técnica, crítica e criativa, habilitando-se a desempenhar bem sua tarefa e a contribuir para o desenvolvimento sustentado e gestão dos recursos florestais.
A formação técnico-acadêmica abrange os seguintes campos de atuação: a Produção Florestal, a Ecologia Aplicada e a Tecnologia de Produtos Florestais.
A produção florestal compreende a implantação, manutenção, manejo e utilização das florestas nativas e plantadas, envolvendo o estudo de sementes, técnicas de estabelecimento de plantios, medições e monitoramento, proteção contra incêndios florestais, proteção contra pragas e doenças, colheita e transporte florestal.
A Ecologia Florestal tem um papel extremamente importante devido a necessidade de se conhecer os ecossistemas florestais para compatibilizar um desenvolvimento sustentável com a manutenção da biodiversidade. Para isso, estuda-se a flora, o clima e os solos, o manejo, da fauna silvestre e das bacias hidrográficas, a recuperação de áreas degradadas, o manejo de parques, áreas naturais e ecossistemas urbanos.
A Tecnologia de Produtos Florestais está ligada à transformação da matéria-prima árvore nos mais diferentes produtos, tais como: carvão vegetal, madeira serrada e laminada, estacas e moirões, móveis, componentes químicos, alimentos, papel e demais derivados.

2 comentários:

  1. Oi carla me chamo gleise sou eng. florestal e quero informar que no amazonas alem da ufam tem a universidade do estado do amazonas que ministra o curso de engenharia florestal no municipio de itacoatiara.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica Gleise! Vou me informar sobre o curso e postar aqui!

    ResponderExcluir