sábado, 17 de janeiro de 2009

Microcosmo com qualidade

Quando falamos de qualidade na área florestal como engenheiros florestais ou não, pensamos em aperfeiçoar processos, melhorar produtos, mas muitas vezes a questão da qualidade está mais próxima do que imaginamos, podendo ser alcançada a curto prazo e dependendo apenas da nossa vontade, num universo nosso. Acredito que seja assim que começa a busca pela qualidade ou por qualquer outra mudança que queremos ver.

Segundo o livro "Ferramentas da Qualidade- Aplicação na Atividade Florestal" (Trindade, C.; Rezende, J.L.P; Jacovine, L.A.G; Sartório, M.L.), o programa 5S "...é a base para a implementação da Qualidade Total..." numa empresa e é um pouco sobre ele que vou escrever.

O Programa 5S surgiu no Japão e se refere à cinco palavras: Seiri(organização) ,Seiton (Arrumação), Seisoh (Limpeza), Seiketsu (Higiene) e Shitsuke (Autodisciplina).
Pensando nas respectivas traduções e tomando como ponto de partida nosso computador, quantos arquivos estão nomeados de forma a serem identificados sem ter que abrí-los? Quantos estão organizados em pastas específicas, por assunto? Quantas vezes não procuramos dados importantes para a tomada de decisão em diversos arquivos obsoletos? Aumentando nossa escala para o escritório, quantos mapas e check lists não estão perdidos entre outros papéis? Manuais atuais e os ultrapassados estão separados?

Reflita.Conseguindo realizar essas alterações e verificando quais dificuldades enfrentamos para que tornem-se rotineiras essas mudanças, podemos expandir esse conceito para todos os funcionários de um departamento, depois para a conscientização de toda a empresa e envolver todos os processos de forma que o 5S aplicados em cada área tenha a mesma eficácia que obtida no nosso microcosmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário