quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Produção de mudas florestais - Viveiro

No viveiro, as mudas recém saídas da casa de vegetação necessitam ainda de um ambiente parcialmente protegido do sol, para que não haja mais evapotranspiração do que absorção de água. Após uma semana, aproximadamente, o sombrite pode ser retirado, já que as mudas estarão mais adaptadas às condições do viveiro.
O espaçamento e seleção das plantas conforme o tamanho irá variar de acordo com seu estágio de desenvolvimento, assim como a eliminação de plantas daninhas.


Já as mudas que estão prestes a ir à campo continuam necessitando de água e de nutrientes, porém, não nas mesmas quantidades exigidas anteriormente.
Se pensarmos que dentro de quatro semanas a planta enfrentará as condições adversasdo campo, temos que no viveiro simular essas mudanças da seguinte forma:


  • diminuindo a frequência de irrigações,

  • alterando a formulação da adubação semanal,

  • espaçando as mudas nas bandejas para que todas recebam iluminação adequadamente,

  • agrupar as mudas de mesmo tamanho nas mesmas bandejas, a fim de eliminar competição por radiação com as mudas maiores.

Suprindo as necessidades da planta e observando os pontos citados, a sobrevivência das plantas até a expedição para o campo estará garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário