segunda-feira, 16 de março de 2009

Curso de Engenharia Florestal - UFPR

Com o intuito de formar profissionais capazes de proteger o meio ambiente, planejar, organizar e direcionar o uso de recursos florestais em benefício da sociedade, é que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) proporciona aos alunos do curso de Engenharia Florestal além das aulas teóricas, a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos, utilizando diversos laboratórios e três estações experimentais, onde são desenvolvidas as aulas práticas e os projetos de pesquisa.

Em relação à atuação profissional, o curso prepara o aluno para atuar em seis grandes áreas: Silvicultura, Proteção, Manejo, Conservação, Tecnologia de Produtos Florestais e Economia Florestal.

Interesse pelas ciências, agilidade, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de organização e de solucionar problemas práticos, curiosidade, senso prático, gosto pela pesquisa, pelo trabalho ao ar livre e contato com a natureza compõem o perfil do candidato. Também é preciso estar atento a detalhes, ser curioso, ter habilidade para trabalhar em equipe e demonstrar interesse por novas técnicas e tecnologias.

Cultivo mínimo - 3

Falar que cultivo mínimo é mais adequado e sustentável que o preparo convencional é fácil, mas vamos às suas principais vantagens em relação ao preparo intensivo (convencional):
  • manutenção ou melhoria das condições físicas do solo;
  • redução das perdas de nutrientes para o ecossistema;
  • elevação ou manutenção da atividade biológica do solo;
  • elevação ou manutenção da fertilidade do solo;
  • redução da infestação de plantas daninhas;
  • redução das despesas de implantação e reforma.

Manter o preparo de solo dentro do conceito de cultivo mínimo e garantir a qualidade das operações têm sido enormes desafios e têm requerido cada vez mais conhecimento sobre o solo, sobre o equipamento e sobre processos. Novos conceitos precisam ser pensados e novos critérios precisam ser estabelecidos para que a qualidade do preparo e a sustentabilidade do manejo florestal sejam garantidos.

Adaptado de: I Encontro Brasileiro de Silvicultura (Anais)

domingo, 15 de março de 2009

Ergonomia aplicada ao trabalho - 1

Um dos objetivos da ergonomia é a adaptação do trabalho ao ser humano.

Para executar qualquer tarefa com maior eficiência, o homem geralmente recorre a máquinas propriamente ditas ou quaisquer objetos ou ferramentas auxiliares. Desse modo, homem e máquina formam um todo, um complementando o outro, denominando o sistema ser humano-máquina. O desempenho desse sistema depende das características individuais do operador, como medidas antropométricas, idade, treinamento e motivação; das condições ambientais, por exemplo: iluminação, clima, ruído, vibração; e das características da máquina, ou seja, tamanho, potência e estado de conservação.

O funcionamento do sistema se dá com o operador recebendo as informações por meio de seus sistemas de percepção, seleciona-as e atua nos controles e comandos da máquina, para que esta execute o trabalho com bom desempenho.

A ergonomia, portanto, visa fazer com que a área de contato (interface) entre a pessoa e a máquina e a pessoa e o local de trabalho seja adequada, segura e confortável.