domingo, 23 de junho de 2013

Metro estéreo x Metro cúbico

"Tecnicamente, 1 estéreo é igual ao volume de uma pilha de madeira de um metro cúbico e, portanto, compreende a madeira propriamente dita e os espaços vazios entre as toras. O estéreo não faz nenhuma restrição às dimensões das toras ou da pilha montada, nem ainda ao método de empilhamento e, por isso, é de medição rápida no campo e permite a fácil visualização da produção de madeira após o abate das árvores. Estas foram, provavelmente, as principais razões para o seu estabelecimento como forma tradicional de comercialização de madeira e de pagamento no campo do trabalho de colheita florestal." Fonte: O  "Estéreo" , BATISTA, J.L.F. e COUTO, H.T.Z.

9 comentários:

  1. vou vender uma floresta de eucalipto para fazer carvão, qual a melhor medição em metro estereo ou em metro cubico

    ResponderExcluir
  2. Não existe melhor ou pior. O metro estéreo é mais fácil de ser medido pois a madeira não precisa se encaixar perfeitamente, logo, é uma medida que pode ser feita no campo com a madeira em toras.
    Para comercialização é importante estar atento ao valor pago: o metro cúbico "rende mais" que o estéreo. Numa conta rápida, comumente você pode considerar 1 m3 de eucalipto em formato de lenha = 1,2 m estéreo, mas para se ter um valor preciso você precisaria ter o fator de forma e outros dados específicos da sua área.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma floresta de 8 anos de eucalipto.
    O comprador paga m3.
    Qto corresponde 1 m3 em 1 m st ?

    ResponderExcluir
  4. Gente desculpe a minha ignorancia, mais quantos pés mais ou menos de eucalipto dá um m3

    ResponderExcluir
  5. Gente desculpe a minha ignorancia, mais quantos pés mais ou menos de eucalipto dá um m3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve medir o volume de uma árvore, média aritmética do diâmetro para calculo da área da seção, este valor vc multiplica pela altura

      Excluir
  6. Bom dia Srs. Está questão de metro estéreo pode ser um parâmetro usado na área florestal, por determinados motivos técnicos ou técnico-financeiros, etc., e sua relação conceitual com o metro cúbico me parece, até onde vejo, um tanto desnecessária. Talvez esteja enganado, não sou da área florestal. Me parece mais um parâmetro que foi desenhado para "resolver" algum problema na lavoura florestal, seja durante o empilhamento das tiras, seja na hora da sua comercialização. Não sei e gostaria entender melhor.
    Metro cúbico é unidade de volume de um corpo, isso é física. Se eu idealizo um parâmetro chamado m st e o defino como está aqui definido de "tecnicamente é o volume de uma pilha de madeira de 1 metro cúbico", para que "enrolar" e trazer um parâmetro que tem outro nome, mas que e análogo em valor matemático?, Ou seja, 1 Mat é equivalente a 1 m3 em pilhas de madeira. É isso camaradas?. Quem puder esclarecer está teoria florestal, por favor. Grande abraço. Edgardo

    ResponderExcluir
  7. Mais uma questão, favor, e quando necessitamos fazer cálculos envolvendo, por exemplo, massa, onde vou precisar da densidade aparente ou de envelope, que le chamam aqui de densidade básica, me parece, como podemos correlacionou estes parâmetros de mst e m3. Eu vou precisar calcular, exemplo, na área de produção de carvão, a massa de madeira que tenho dentro do forno num dado momento, mas o volume do forno é dado em mst, e a densidade da madeira e um parâmetro físico conhecido da física, como fica isto?. Alguém poderia me explicar como os Eng. Florestais resolvem isto?. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Cara Carla, Bom dia!!
    Estou fazendo um projeto sobre tranformação de madeira em cavaco. Preciso fornecer a quantidade de cavaco que tem em metro cúbico. E não estou sabendo como que faz esse procedimento. Tenho 1,0735 metro estéreo que produz 1,85 m3 de cavacos (quero achar esse valor). O peso encontrado de cavacos foi de 500 kg em 1,0735 metro estéreo de madeira, o peso de madeira era 590 kg. Ocorreu uma perda de umidade de 90 kg. Não estou conseguindo encontrar esse valor de metro cúbico que é 1,85. Você saberia me informar como se encontra esse valor?

    ResponderExcluir