terça-feira, 29 de março de 2011

Pellet, o combustível da vez

Os pellets são uma fonte de energia renovável que não necessita de nenhum tipo de aditivo nem cola pois a matéria que liga o pellet é a lignina proveniente da própria madeira, a qual a grande pressão compacta o produto.


Os pellets podem ser usados na geração de energia elétrica (alimentando termoelétricas), em fornos a lenha , entre outros usos, substituindo o carvão, o diesel, o glp, etc.


Entre muitas de suas vantagens em relação a outros tipos de biomassa de madeira podemos citar o baixo custo de transporte e o seu alto poder calorífico.


As florestas para produção de pellets devem ser fomadas por clones específicos (já que não serve para celulose devido ao alto teor de lignina), o plantio deverá ser adensado (mais plantas por hectare) e seu ciclo é menor (a colheita é realizada entre 2 e 3 anos).

4 comentários:

  1. Olá Carla, bom dia.
    Não entendi porque o plantio deve ser adensado e o ciclo menor para a madeira para os pellets. Plantio densos formam fustes finos e ciclo curto gera muitos custos na colheita e transporte (sendo ineficiente).... Não é verdade?
    Gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, como vai?
    Sou estudante do 3º período de Eng Florestal na UEMS, e gostaria de manter contato cm vc, pois sou redatora do jornal de Florestas da Universidade. Eu estou deixando o meu email aqui abaixo, e assim q possível, por gentileza, me contacte neste endereço.
    Grata
    email: gabibarbosa123gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla,

    Parabéns pelo Blog!

    Carla Montenegro
    http://carlaflorestal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Respondendo ao Dorival.

    Na silvicultura para o uso de biomassa a opção pelo uso mais adensado, está justamente na possibilidade de maior produção da mesma.
    O período de arranque em volumetria do eucalyptus está concentrado principalmente no 2° e 3° ano,
    é onde se encontra o ICA mais alto da cultura em seu ciclo. Isso justifica a idade técnica de corte p/biomassa para período.
    Quanto aos gastos com a colheita, como vc mesmo disse os fustes são mais finos, logo consegue-se abater um maior número de árvores por unidade de tempo. Considerando que o uso da biomassa, praticamente utiliza-se toda parte da árvore(fuste,galho, em alguns casos até a folha), a colheita torna-se um processo normal, sem dispendios maiores.

    Espero ter contribuido.
    Pedro Henrique A.Cerqueira

    ResponderExcluir