No fim de julho, a Suzano anunciou que deve se tornar a maior produtora do mundo de pellets de madeira em 2013, com a produção anual e exportação de 3 milhões de toneladas desses pequenos pedaços de madeira moída, processada e desidratada – a maior empresa de pellets do mundo na área, a estatal finlandesa Vapo, produz 1 milhão toneladas/ano.
Fazer pellets, utilizados para substituir o carvão na geração de energia, não tem nenhuma novidade. É o caminho escolhido pela Suzano para chegar até o produto final que é inovador. Ela criou as chamadas “florestas energéticas”, nas quais os eucaliptos foram desenvolvidos a dedo para produzir pellets com alto poder de queima e ciclo de plantio curtíssimo, de dois a três anos em áreas reduzidas. “Ninguém está fazendo isso no mundo. Baixamos violentamente o custo da produção”, afirmou à PIB Antonio Maciel Neto, diretor-presidente da empresa. “A competitividade, aqui, começa no laboratório.”
Fonte: Revista PIB
Prezada sra Carla,
ResponderExcluirparabens pelo seu blog. Gostaria de saber se voce possui literatura ou artigos sobre a plantaçao de eucalipto com destino a produçao de pellets. Trabalho com eucalipto a alguns anos, mas com plantio destinado a madeira para serraria.
Se for possivel, favor enviar para meu e-mail:
investflorestal@gmail.com
Se quiser, me adciona no MSN para trocarmos informaçoes:
juniorguaitolini@hotmail.com
Desde ja agradeço.
Corbelio JUnior.
parabéns pelo trabalho em levar informaçoes, gostaria que se você tivesse alguns conteudos de engenharia florestal, se for possivel.
ResponderExcluirpedro.f5@hotmail.com