
Conhecidos por “vaquinha” e “besouro-amarelo-dos-eucaliptos, estes insetos ocorrem nos Estados de Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia, Goiás, São Paulo e Paraná. Em Minas Gerais, são freqüentes em regiões de cerrados, danificando plantios jovens, devido à migração dos adultos das plantas nativas.
As larvas desenvolvem-se no solo e os adultos são besouros de coloração parda-amarelada-brilhante, pequenos, com medida em torno de 5-6 mm de comprimento. Os adultos alimentam-se das folhas, principalmente das plantas da bordadura que estão próximas às áreas de canaviais, em razão das larvas se desenvolverem em raízes de gramíneas.
Os danos ocorrem principalmente na época chuvosa, sendo o E. urophylla mais suscetível ao ataque.
Plantamos 12 hectares de eucaliptos, e há uns 10 dias apareceu estes besouros, mas estão atacando mais a espécie Urogrande, a espécie Camaldulenses posso dizer que ainda não atacaram, estamos passando regente, terminaremos hoje, estão morrendeo, mas será q corre o risco de voltarem, atacaram mais ou menos umas 8 mil mudas.....deixando parecendo redes as folhas...
ResponderExcluirAbraço
Olá! Veja se o dano causado equivale ao mostrado nas fotos.
ResponderExcluirExiste sim a possibilidade deles voltarem, ainda mais se sua área fica beirando alguma reserva ou área de cana de açúcar/pastagem.
Existem alternativas de produtos menos tóxicos e tão eficientes quanto o que você usou mas todos darão resultados.
Espero ter ajudado.