quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dormência de sementes e as plantas daninhas

Dormência é um estado de repouso devido a condições intrísecas inerentes à própria semente, podendo ser física, mecânica ou fisiológica. Nesse caso, a semente não germina, mesmo que as condições ambientais sejam favoráveis, pois necessitam de que a dormência seja superada de alguma forma.
A dormência, nas várias formas, é um dos mais importantes mecanismos indiretos de dispersão e um meio necessário de sobrevivência para as plantas daninhas, pois conseguem sobreviver em estações desfavoráveis, aumentando a sua população quando as condições retornam à sua normalidade. Como a dormência não é a mesma em todas as sementes de uma planta, pode ocorrer germinação durante meses ou até anos, garantindo a perpetuação da espécie.
Certas espécies necessitam de condições especiais para germinarem. Isso pode ocorrer pela simples movimentação do solo, que pode expor as sementes à luz, provocar mudanças nos teores de umidade, na temperatura e na composição atmosférica do solo, ou até mesmo acelerar a liberação de compostos estimulantes da germinação, como nitratos. Pode-se observar facilmente, por exemplo, no rastro da roda do trator, cerca de 10% a mais de emergência de plantas daninhas.
Os diversos tipos de dormência podem ser agrupados em:
  • Dormência primária: é aquela que a semente adquire ainda quando está ligada à planta-mãe, durante o processo de maturação e persiste por algum tempo depois de completada a maturação;
  • Dormência secundária ou induzida: é aquela que a semente, já liberada da planta-mãe não dormente, adquire a dormência.
Adaptado de: SILVA, A.A.; SILVA, J.F.; Tópicos em Manejo de Plantas Daninhas