quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FSC e agroquímicos

O FSC tem por objetivo difundir o uso racional dos recursos naturais, garantindo a sua existência no longo prazo e promover o bom manejo florestal.
Nas empresas certificadas pelo FSC, os agroquímicos classificados como "altamente perigosos", hidrocarbonetos clorados, substâncias químicas identificadas pela Organização Mundial da Saúde como "extremamente perigosas" ou "altamente perigosas" e os pesticidas banidos por acordos internacionais, não devem ser utilizados, sendo que a continuidade de seu uso pode levar à suspensão imediata do certificado pelo organismo de certificação.
A proibição da sulfluramida, amplamente utilizada pelas empresas florestais no controle de formigas cortadeiras, está sendo discutida pelo PCCF-Programa Cooperativo em Certificação Florestal e, em 02 de setembro de 2009, o FSC Internacional divulgou documento que traz o parecer dos revisores técnicos internacionais sobre o resultado das derrogaçõesbrasileiras, recomendando que o FSC aprove, por um período de mais cinco anos, as derrogações para todos os inseticidas solicitados e utilizados no Brasil para controle de formigas cortadeiras. São eles: a Sulfluramida, o Fipronil, a Deltametrina(formulação pó) e o Fenitrotion. Também foi aprovado o Fipronil para controle de cupins. Os produtos Deltametrina (líquido) e Alfa-Cipermetrina foram rejeitados e os processos dos fungicidas ainda estão sendo analisados.
O PCCF, em conjunto com as certificadoras brasileiras, está analisando o documento para conferir as informações nele contidas e o encaminhará ao FSCInternacional para que ele possa emitir seu parecer final, que não deverá ser diferente do que recomendaram os revisores técnicos.
De posse do parecer final, o PCCF deverá organizar as próximas ações quanto ao cumprimento das condicionantes que estão sendo colocadas para o uso dos produtos aprovados, organizando aquelas que deverão ser tratadas pelas empresas integrantes do programa de forma individual ou cooperativa, contando nesse caso, com o apoio do Programa de Proteção Florestal do IPEF.
Adaptado de: Ipef Notícias e Anais I Encontro Brasileiro de Silvicultura

domingo, 27 de setembro de 2009

Nova praga do Eucalipto: percevejo bronzeado

O Percevejo Bronzeado (Thaumastocoris peregrinus) é uma praga exótica de origem australiana que foi detectada na Argentina e no Uruguai em 2005. O primeiro registro no Brasil data de julho de 2008 em árvores isoladas no Estado de São Paulo. Em setembro desse mesmo ano foi divulgado um “Alerta PROTEF”.


De lá para cá, independentemente de ações de controle, tem-se dispersado com rapidez pelo Brasil, estando já presente em 6 estados. Seus danos tem sido expressivosem plantações de eucalipto de várias empresas florestais, não só do Brasil como do Uruguai, causando apreensão no setor produtivo sobre os possíveis impactos na produção madeireira.
Por sugestão da associada Stora Enso Florestal, o IPEF, através doPrograma Cooperativo de Proteção Florestal (PROTEF), promoveu uma reunião, no último dia 3 de setembro, na sede da Fíbria- Unidade Guaíba-RS (ex-Aracruz), visando analisar a situação atual das infestações do percevejo e discutir a viabilidade de encetar ações conjuntas e coordenadas. Foram convidadas entidades de pesquisas e acadêmicas e empresas florestais do Brasil e do exterior tendo sido confirmadas as presenças de representantes de empresas associadas do IPEF e empresas do Uruguai, Argentina e Chile.
Uma série de providências foram propostas para curto, médio e longo prazo, destacando-se entre elas: estudos de flutuação e dinâmica populacional (testes com armadilhas padronizadas), desenvolvimento de método de avaliação padrão de danos, estabelecimento de protocolo para verificar as resistências de diferentes materiais genéticos, estabelecimento de metodologia para criação, em laboratório da praga e do parasitóide, capacitação dos recursos humanos para detecção e diagnóstico precoce, procurar correlações com nível de nutrição, estudos de ecologia química, concentrar os esforços na viabilização de importação de inimigos naturais, avaliações de campo de diferentes níveis de resistência e quantificação de danos e estabelecimento e avaliação da eficiência a nível de laboratório e de campo.
Fonte: IPEF Notícias

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Importância da silvicultura - reflexão

"Em períodos cíclicos surgem críticas ao plantio florestal, em especial às plantações de eucaliptos e pinus, por pessoas preocupadas com a preservação ambiental, porém com pouquíssimo embasamento técnico e desconhecimento da evolução da silvicultura, ou seja, da cultura de árvores no Brasil e no mundo.
Essa ciência surgiu com a necessidade de garantir matéria-prima para setores produtivos da economia, de forma a impedir impactos ambientais que venham a comprometer os recursos naturais do planeta, dentre os quais se encontram as florestas nativas e todo um ecossistema que sobrevive graças a essas áreas, com destaque para a preservação dos recursos hídricos, tão importantes para o futuro da humanidade."
Fonte: Nelson Barboza Leite em Painel Florestal.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Curso de Engenharia Florestal - UFAM

O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas é um curso de graduação que tem como função a formação de engenheiros florestais.
Atualmente são oferecidas 42 vagas. O curso tem a duração de 4,5 (quatro anos e meio) com carga horária total de 3600 horas e funciona apenas em um turno com um máximo de 26 horas de aula semanais.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eventos de Outubro

Seminário Franco-Brasileiro sobre Tratamento Térmico de Biomassa
Data: 06 de outubro
Local: Esalq/USP, Piracicaba, SP
Informações: IPEF

Conferência Latino-Americana sobre Ecologia da Paisagem
Data: 04 a 07 de outubro
Local: Campos do Jordão, SP
Informações: Conferência

Seminário Brasileiro sobre restauração florestal
Data: 05 a 07 de outubro 2009
Local: Viçosa - MG
Informações: SIF

4° Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável
Data: 05 a 10 de outubro de 2009
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba - PR
Informações: Simpósio

II Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas
Data: 07 a 09 de outubro
Local: São Luís- MA
Informações: Plantas Daninhas

12º Congresso Nordestino de Ecologia
Data: 13 a 16 de outubro
Local: Gravatá - PE
Informações: SNE

Curso de produção de mudas nativas “Aspectos teóricos e operacionais”
Data: 16 e 17 de outubro
Local: Itú - SP
Informações: SOSMA

Curso de Recuperação de Áreas Degradadas
Data: 17 e 24 de outubro
Local: Campinas, SP
Informações: Pró Ambiente Campinas

42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Data: 26 a 29 de outubro
Local: Transamerica Expo Center - São Paulo - SP
Informações: ABTCP

BELÉM 2009 - VIII Feira de Máquinas, Produtos do Setor Madeireiro
Data: 28 a 31 de outubro
Local: Belém - PA
Informações: Feira de Belém

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cenibra contrata estagiários

O período de inscrição é de 14 de setembro a 2 de outubro, por meio de formulário disponibilizado no site . Podem se inscrever todos os estudantes maiores de 18 anos, dos cursos de graduação que em 2010 cursam o último ou penúltimo período, e dos cursos técnicos que estejam no último ano em 2010 ou que ainda que necessitem do estágio curricular para completar sua formação.
O processo seletivo consiste na análise das inscrições, aplicação de prova técnica, exame psicotécnico, dinâmica de grupo, entrevista técnica e exame médico. Todas as etapas do processo são eliminatórias.

Cursos Contemplados:
  • Nível Superior
Administração de Empresas/ Empreendedora, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia: de Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica, Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação/Ciências da Computação, Tecnólogos: em Gestão de RH, Logística, Manutenção Industrial.
  • Nível Técnico:
Administração / Formação Gerencial, Higiene Dental, Edificações, Elétrica/Eletrônica/ Eletrotécnica, Instrumentação / Automação Industrial, Informática, Mecânica/ Mecatrônica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Química, Segurança do Trabalho

A CENIBRA reservará 10% das vagas para Portadores de Deficiência.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Notícias de Agosto

- Incorporação da Aracruz pela Votorantim Celulose e Papel (VCP): a Fibria - apresentada como a maior fabricante de celulose de mercado do mundo - nasce com receita líquida estimada em R$ 6 bilhões e capacidade de produção de 5,8 milhões de toneladas.
A duplicação da unidade da Aracruz em Guaíba-RS é o projeto número 1 da lista de investimentos da Fibria. Da mesma forma, outro projeto no Estado, o Losango, da VCP, é reafirmado pela Fibria, mas sem data para começar a sair do papel. Somados, os dois representariam quase US$ 4 bilhões. Fonte:Celulose Online

- Stora Enso quer investir no Brasil: o Brasil concorre com pelo menos outros dois países - China e Uruguai, por futuros investimentos da sueco-finlandesa Stora Enso.Há alguns meses circulam no mercado rumores de que a Stora Enso poderia fazer uma oferta pela fatia de 50% da Aracruz na Veracel, cuja produtividade é a melhor do mundo para o setor de celulose. Fonte:Celulose Online.

- Suzano com projetos para aumentar a capacidade de produção: No começo deste ano, a união entre Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Aracruz criou a maior empresa de celulose de eucalipto do mundo. Para a maior rival brasileira da nova empresa, a Suzano Papel e Celulose, a conclusão do acordo só poderia ser frustrante, porém, a empresa já tem prontos os projetos que lhe permitirão aumentar a capacidade de produção de celulose para 6 milhões de toneladas anuais. A Suzano, no entanto, prepara a instalação de duas novas fábricas e tem um terceiro projeto pronto para sair do forno. Fonte: Portal Exame

- Cenibra estuda ampliar em 25% seu projeto de investimento em Belo Oriente (MG). Inicialmente, a intenção da fabricante de celulose era instalar uma nova linha de produção de celulose com 800 mil toneladas, mas poderá elevar essa capacidade para 1 milhão de toneladas por ano. Fonte: Valor. Adaptado por Celulose Online.

- Stora Enso fecha fábricas: a Stora Enso, maior fabricante de papel na Europa, informou que fechará fábricas na Finlândia, devido ao enfraquecimento da demanda. A previsão é que a finlandesa corte até 1.100 empregos. Fonte: Agência Invest News e JBOnline.

- Botnia e Savcor assinam acordo: a Botnia, empresa finlandesa do segmento de papel e celulose e a Savcor, fornecedora de soluções de TI para gestão florestal, assinaram acordo para iniciar um projeto de gerenciamento florestal no Uruguai. As principais metas do projeto são ganho de produtividade e controle de custos nas operações florestais da Botnia. Fonte: Portal Fator. Adaptado por Celulose Online.

- A Suzano anunciou crescimento neste segundo trimestre. Segundo a companhia, o volume total de vendas atingiu 313,7 mil toneladas, o que representa aumento de 34,6% e 10,8% sobre o trimestre anterior e o mesmo período do ano passado, respectivamente. Fonte:Celulose Online

- Portucel definirá a região que abrigará sua nova fábrica: Portugal Celulose (Portucel) deve definir no prazo de dois meses que região poderá construir seu novo empreendimento, uma fábrica de papel e celulose ou em Moçambique, Uruguai, ou no Brasil.
Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), que visitou a empresa portuguesa em junho passado, se a Portucel vier para o Brasil, Mato Grosso do Sul é um dos estados com chances de abrigar o projeto industrial. Fonte: Midiamix News. Adapatado por Celulose Online.

- Trainee International Paper: Começaram no dia 10 de agosto as inscrições para o Programa 2010 de Trainees e de Estágio da International Paper (IP). A empresa oferece cerca de 10 vagas para trainees e 70 vagas para estagiários.
Para participar do programa, os candidatos devem ter concluído a formação de ensino superior entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009. Entre os pré-requisitos exigidos estão formação nas áreas de Administrações, Economia, Psicologia, Engenharias, Direito, Relações Internacionais, Marketing, Agronomia ou Pedagogia. É necessário ter inglês avançado, conhecimentos em informática e disponibilidade para residir em local diferente do seu local de origem.
O processo Seletivo será feito com inscrições por meio do site, prova on-line, dinâmica de grupo, painel com Gestor e entrevista final. Para participar, os candidatos devem preencher um cadastro no web site da empresa até o dia 14 de setembro. Fonte:Celulose Online e informações da IP.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Reflexão

"O Brasil possui imensas áreas hoje desmatadas que, na transição para uma nova matriz energética mundial, deverão ser aproveitadas para a produção de energia a partir da biomassa. Cerca de 20% dos quase 220 milhões de hectares de pastagens estão degradados. Só a recuperação de áreas degradadas com reflorestamento para manejo energético geraria 20 mil MW assegurados em eletricidade, distribuídos ao longo de diferentes biomas brasileiros. Além da produção de biomassa para cogeração de eletricidade e calor, essas mesmas áreas já desmatadas permitem o aumento da produção de biocombustíveis – etanol e biodiesel, numa escala dificilmente encontrada em outros países."
Fonte: Roberto Kishinami – NRG Consultoria em Energia e Meio Ambiente em Revista Opiniões.