sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Teca (Tectona grandis)- Aspectos gerais

As florestas de Teca (Tectona grandis), originalmente asiática, têm se adaptado bem ao clima e solos brasileiros.
Conhecida por sua resistência à deterioração que o ambiente marinho oferece, por isso sendo muito utilizada na construção naval, a madeira de teca possui grande potencial moveleiro, pois, apesar de leve, sua densidade média é de 0,63g/cm³, apresenta boa resistência a peso, tração e flexão, semelhante ao mogno brasileiro, e a estabilidade de sua madeira (praticamente não empena e se contrai muito pouco durante a secagem) permite que resista à variação de umidade no ambiente.
Por todas essas características e por encontrar-se desdobrada e seca, é que utilizei a Teca no desenvolvimento de um móvel para a disciplina de Movelaria do curso de Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Com o apoio da Prof. Dra. Adriana Nolasco (professora da disciplina), do Prof. Dr. José Luiz Stape e dos funcionários da serraria é que pude concluir a mesa das fotos abaixo:





Para quem quiser vê-la, ela está na Sede Campestre do Grupo Florestal Monte Olimpo, na ESALQ.
Para quem quer saber mais sobre Teca, logo mais falarei dos seus aspectos silviculturais, aguardem!

Notícias de Janeiro

Janeiro terminando e algumas notícias esquentaram o setor florestal:

- Votorantim assume controle da Aracruz

Após a suspensão da compra em outubro passado devido ao agravamento crise, a Votorantim assumiu a compra de 28% da Aracruz, com planos de comprar também os 28% da empresa pertencentes à família Safra. Resta saber se os Safra aceitarão a oferta de R$2,7 bilhões para venderem suas ações.
Fonte: OESP

- Exportação de Celulose caiu 14,4% em dezembro

As vendas das indústrias instaladas no Brasil somaram 524mil toneladas de celulose no mês passado, 14,4% abaixo das exportações realizadas no mesmo período de 2007. Apesar dessa desaceleração, as exportações no acumulado do ano cresceram 8,6%.
Fonte: BRACELPA

- Crescimento de 55% na venda de madeira certificada

A primeira revenda de madeira certificada da América Latina, a EcoLeo, fechou 2008 com um aumento de 55% na venda de produtos com o selo do FSC, que garante a sustentabilidade da produção. Vale lembrar que em 2007 a EcoLeo registrou um aumento de 75% em relação a 2006, demonstrando que ainda existe muita demanda para produtos certificados.
Fonte:Notícias da Amazônia

sábado, 17 de janeiro de 2009

Microcosmo com qualidade

Quando falamos de qualidade na área florestal como engenheiros florestais ou não, pensamos em aperfeiçoar processos, melhorar produtos, mas muitas vezes a questão da qualidade está mais próxima do que imaginamos, podendo ser alcançada a curto prazo e dependendo apenas da nossa vontade, num universo nosso. Acredito que seja assim que começa a busca pela qualidade ou por qualquer outra mudança que queremos ver.

Segundo o livro "Ferramentas da Qualidade- Aplicação na Atividade Florestal" (Trindade, C.; Rezende, J.L.P; Jacovine, L.A.G; Sartório, M.L.), o programa 5S "...é a base para a implementação da Qualidade Total..." numa empresa e é um pouco sobre ele que vou escrever.

O Programa 5S surgiu no Japão e se refere à cinco palavras: Seiri(organização) ,Seiton (Arrumação), Seisoh (Limpeza), Seiketsu (Higiene) e Shitsuke (Autodisciplina).
Pensando nas respectivas traduções e tomando como ponto de partida nosso computador, quantos arquivos estão nomeados de forma a serem identificados sem ter que abrí-los? Quantos estão organizados em pastas específicas, por assunto? Quantas vezes não procuramos dados importantes para a tomada de decisão em diversos arquivos obsoletos? Aumentando nossa escala para o escritório, quantos mapas e check lists não estão perdidos entre outros papéis? Manuais atuais e os ultrapassados estão separados?

Reflita.Conseguindo realizar essas alterações e verificando quais dificuldades enfrentamos para que tornem-se rotineiras essas mudanças, podemos expandir esse conceito para todos os funcionários de um departamento, depois para a conscientização de toda a empresa e envolver todos os processos de forma que o 5S aplicados em cada área tenha a mesma eficácia que obtida no nosso microcosmo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

I Encontro Brasileiro de Silvicultura















De 10 a 12 de novembro de 2008 ocorreu em Curitiba-PR o I Encontro Brasileiro de Silvicultura, integrado à Semana Brasileira de Silvicultura que contou ainda com o 3º Encontro Brasileiro de Prestadores de Serviço do Segmento Florestal e com o XV Seminário de Atualização Sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal. Concomitantemente à Semana, aconteceu a Expoforest (Feira de Máquinas e Equipamentos e Tecnologia para Produção de Madeira de Plantações Florestais).

O Encontro Brasileiro de Silvicultura promoveu a integração entre profissionais da área, professores e estudantes de graduação e pós graduação na discussão das Técnicas de Implantação e Reforma Florestal, foco central do evento, que abordou, dentre outros temas, a sustentabilidade florestal, ferramentas de qualidade, silvicultura de precisão, melhoramento genético, preparo de solo, manejo de plantas daninhas e de pragas.

A participação de estudantes de todo o Brasil e do Uruguai foi coroada com a apresentação de 49 pôsteres, dos quais 3 receberam menção honrosa.

A Semana de Silvicultura veio para reunir, acredito eu, pela primeira vez a Silvicultura e Manejo com a Colheita Florestal num único evento, o que foi ótimo para nos atentar ao sinergismo das duas atividades.E que venha a próxima!!!

Realização: PTSM /IPEF/FUPEF

sábado, 3 de janeiro de 2009

Eventos confirmados para 2009

JANEIRO

5ª Semana Sul-americana de Campo em Dendrocronologia
Data: 17 a 24 de janeiro
Local: Faxinal do Céu – PR
Organização: Embrapa Florestal
http://www.cnpf.embrapa.br/evento/dendro

MARÇO

Carvão vegetal, madeira e floresta: novas alternativas para o produtor rural
Data: 05 de março
Local: Campo Grande – MS
Organização: Painel Florestal Eventos e Missões
eventos@painelflorestal.com.br

1ª Conferência da Indústria Florestal Latino Americana
Data: 18 a 20 de março
Local: Florianópolis – SC
http://www.latinaforestconference.com/portugues/index.html

Fimma – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para Indústria Moveleira
Data: 23 a 27 de março
Local: Bento Gonçalves – RS
Organização: Movergs
http://www.fimma.com.br/2009/

Timberland Investing Latin America Summit
Data: 30 de março a 01 de abril
Local: São Paulo-SP
Organização: IQPC
http://www.iqpc.com/ShowEvent.aspx?id=108568

Fonte: Painel Florestal